domingo, 21 de abril de 2013

Nada Sousou (filme)


Embora conte com uma história bem simples, Nada SouSou (涙そうそう) é um filme bem inspirador, que nos transmite coragem e um forte sentimento de compaixão para com o próximo, nos fazendo refletir a forma como levamos nossas vidas, muitas vezes em prol de nós mesmos, sem ver o quanto poderíamos fazer por àqueles a nossa volta.
A história é sobre um jovem trabalhador de Okinawa (沖縄県que dedica todos seus esforços para apoiar a irmã com a vida e os estudos, devido ao fato de que seus pais já não estão presentes para assumirem seus papéis. A irmã é filha de um segundo marido da mãe, o que não torna o relacionamento deles menos fraterno, tanto é que há momentos em que o irmão não mede esforços para tornar as conquistas da irmã as dele, mesmo que tenha que fazer grandes sacrifícios para tal.


 Satoshi Tsumabuki (妻夫木聡)
Personagem: Youtaro Arakaki


Masami Nagasawa (長澤 まさみ)
Personagem: Kaoru Arakaki






Curiosidades (好奇心)
Por se passar em Okinawa, o filme apresenta diversos aspectos culturais tão únicos da ilhazinha localizada ao sul do Japão (日本), que vão desde a música e as danças até as expressões usadas que fazem parte do Uchinaguchi, o dialeto de Okinawa. Não vou me alongar muito a respeito do Uchinaguchi (沖縄口) porque haverá um post falando a respeito dele muito em breve, mas farei menção as palavras que tiveram um maior destaque no filme.

O nome escolhido para o restaurante do Youtaro (nankuru), vem de uma expressão do Uchinaguchi que é a nankuru naisa (なんくるないさ), que quer dizer que de alguma forma tudo dará certo no final.

 O nada (涙) do título significa lágrima em Uchinaguchi, em Nihongo (日本語) seria namida (涙). Nada sousou (涙そうそう) seria algo como lágrimas que escorrem descontroladamente.

O termo niinii (にいにい), bastante usado pela Kaoru ao longo do filme para chamar Youtaro, é uma forma carinhosa de chamar o irmão mais velho.

A música tema do filme, cantada por Rimi Natsukawa (夏川りみ), foi originalmente composta pela banda BEGIN e Ryoko Moriyama (森山良子) em 1998.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seletor dinâmico