segunda-feira, 15 de julho de 2013

Man Of Steel - Um Ideal de Esperança no Cinema

man of steel esperanca

Depois da decepcionante tentativa de Bryan Singer de reviver o Kryptoniano em 2006, os fãs do azulão já se sentiam desesperançosos em relação a um novo filme do herói que trouxesse de volta toda a glória e carisma do personagem as telonas.  
Dirigido por Zack Snyder (300 e Watchmen); produzido por Charles Roven, Christopher Nolan (trilogia The Dark Knight e Inception), Emma Thomas e Deborah Snyder; e roteiro de David S. Goyer, Man of Steel se difere de todos os filmes já feitos sobre o herói. A começar pela abordagem inicial dada ao personagem dentro da contextuação da trama, que acaba causando até uma certa estranheza aos acostumados com os filmes de Christopher Reeve no papel do Super, que normalmente era visto como o grande herói da Terra. Em Man of Steel, o herói é visto com certa aversão pelos terráqueos, que só descobrem sua existência depois de 3 décadas após sua chegada na Terra. De forma análoga a Watchmen (também dirigido por Snyder), onde os heróis e anti-heróis são inseridos em uma sociedade que tem que aprender a lidar com esse novo elemento em seu meio, Man of Steel trata da ideia do extraterrestre tentando achar seu lugar em um mundo que tem total desconhecimento de sua existência, um mundo que naturalmente tende a temer o que desconhece. E boa parte dessa percepção é passada através de flashbacks mostrando sua juventude, ao lado de seu pai (que faz de tudo para que ele mantenha seus "dons especiais" em sigilo) e mãe (Diane Lane) adotivos. Ao longo do filme, esse senso de moralidade e responsabilidade que o pai (Kevin Costner) passa para o filho te fazem entender as ações do já adulto Clark Kent (interpretado por Henry Cavill).


O filme se inicia em Krypton, mostrando as razões pela qual o planeta estivera condenado a sua eventual destruição, forçando seus pais biológicos Jor-El (Rusell Crowe) e Lara-El (Ayelet Zurer) a enviar seu primogênito a Terra, o que acaba sendo a razão pela qual o vilão do filme, General Zod (Michael Shannon), decide fazer uma visita ao planeta anos mais tarde. Logo após os eventos de Krypton, nos deparamos com um Clark Kent  de 33 anos (qualquer similaridade não é mera coincidência), vivendo a vida como andarilho, mudando de emprego e identidade sempre que o uso de seus poderes se faz necessário, mantendo assim seu segredo a salvo.


Diferente do costumeiro papel de "donzela em perigo", a Lois Lane nesse filme, interpretada por Amy Adams, tem uma importância fundamental na história, o que a torna um personagem mais interessante para a trama.
A trilha sonora de Hanz Zimmer (responsável pelas trilhas de O Último Samurai, Gladiador, Piratas do Caribe e muitas outras fantásticas) é um show a parte, que embora não seja tão característica quanto o tema composto por John Willians no Superman de 1978, é de uma preciosidade única. A cada momento em que o tema principal do filme (An Ideal of Hope) aparece, um novo sentimento aflora a respeito do herói em ascensão.


Curiosidade(好奇心)

Russell Crowe conta como foi seu primeiro encontro com Henry Cavill, 12 anos atrás, durante as gravações de Prova de Vida. O vídeo está em inglês mas vale muito a pena ver.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seletor dinâmico