Considerado um dos maiores compositores de games de todos os tempos, Koji Kondo (近藤浩冶) é o responsável pelas trilhas sonoras mais famosas do universo dos games.
Nascido em 13 de agosto de 1960, em Nagoya (名古屋), começou a ter aulas de música aos 5 anos de idade, e mais tarde passou a tocar em uma banda cover de jazz e rock.
Durante seu último ano de estudo na Universidade de Artes de Osaka, Kondo acabou sendo contratado pela Nintendo, que havia tido interesse em contratar pessoas da Universidade para composição e programação de som.
Koji Kondo foi a primeira pessoa contratada pela Nintendo com o propósito de criar composições. Suas primeiras composições foram para os games Golf e Punch-Out do arcade, que nessa época eram bem populares.
Quando o Famicom (Family Computer) se tornou popular no Japão, Kondo foi designado para compor para os games que seriam lançados para o console.
O ano de 1985 foi o ano em que a Nintendo passou a comercializar o Famicom no exterior com o nome NES (Nintendo Entertainment System), e também o ano em que foi lançado o jogo que possuía aquela que seria a mais conhecida trilha sonora no mundo dos games, Super Mario Bros.
Em 1986, criou uma nova composição para o jogo The Legend of Zelda, que também acabou se tornando um grande sucesso.
Em 1988, depois de ter gravado a trilha de alguns títulos exclusivos do Japão, foi lançado no exterior Super Mario Bros. 2, e no mesmo ano Super Mario Bros. 3.
Após os anos 90, Kondo foi responsável por diversos projetos, que vão desde Super Mario World, Star Fox e Pilotwings (responsável pela programação de som) do SNES até Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time do N64, sendo que este fora o último que ele trabalhara sozinho. Desde então, ele tem colaborado com os outros membros dentro da EAD (Nintendo Entertainment Analysis and Development), supervisionando o material produzido e fornecendo composições adicionais.
Koji Kondo foi a primeira pessoa contratada pela Nintendo com o propósito de criar composições. Suas primeiras composições foram para os games Golf e Punch-Out do arcade, que nessa época eram bem populares.
Quando o Famicom (Family Computer) se tornou popular no Japão, Kondo foi designado para compor para os games que seriam lançados para o console.
O ano de 1985 foi o ano em que a Nintendo passou a comercializar o Famicom no exterior com o nome NES (Nintendo Entertainment System), e também o ano em que foi lançado o jogo que possuía aquela que seria a mais conhecida trilha sonora no mundo dos games, Super Mario Bros.
Em 1986, criou uma nova composição para o jogo The Legend of Zelda, que também acabou se tornando um grande sucesso.
Em 1988, depois de ter gravado a trilha de alguns títulos exclusivos do Japão, foi lançado no exterior Super Mario Bros. 2, e no mesmo ano Super Mario Bros. 3.
Após os anos 90, Kondo foi responsável por diversos projetos, que vão desde Super Mario World, Star Fox e Pilotwings (responsável pela programação de som) do SNES até Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time do N64, sendo que este fora o último que ele trabalhara sozinho. Desde então, ele tem colaborado com os outros membros dentro da EAD (Nintendo Entertainment Analysis and Development), supervisionando o material produzido e fornecendo composições adicionais.
Ano | Game | Função | Colega de equipe |
---|---|---|---|
1984 | Punch-Out!! | Composição | |
Golf | Composição | ||
Vs. Stroke & Match: Golf | Composição | ||
Family BASIC | Programação de som | ||
Devil World | Composição |
Akito Nakatsuka
| |
1985 | Soccer | Composição | |
Kung Fu | Efeitos de som | ||
Super Mario Bros. | Composição | ||
1986 | The Legend of Zelda | Composição | |
Nazo no Murasamejo | Composição | ||
Super Mario Bros.: The Lost Levels | Composição | ||
1987 | Yume Kōjō: Doki Doki Panic | Composição | |
Shin Onigashima | Composição | ||
1988 | Super Mario Bros. 2 | Composição | |
Super Mario Bros. 3 | Composição | ||
1990 | Pilotwings | Programação de som | |
Super Mario World | Composição/arranjo | ||
1991 | The Legend of Zelda: A Link to the Past | Composição/arranjo | |
1993 | Star Fox | Efeitos de som | |
The Legend of Zelda: Link's Awakening | Composição | ||
1995 | Super Mario World 2: Yoshi's Island | Composição/arranjo | |
1996 | Super Mario 64 | Composição/arranjo | |
1997 | Star Fox 64 | Composição/arranjo |
Hajime Wakai
|
1998 | The Legend of Zelda: Ocarina of Time | Composição/arranjo | |
2000 | The Legend of Zelda: Majora's Mask | Composição/arranjo |
Toru Minegishi
|
Mario Party 3 | Composição |
Ichiro Shimakura
| |
2002 | Super Mario Sunshine | Composição/arranjo |
Shinobu Tanaka
|
The Legend of Zelda: The Wind Waker | Composição |
Kenta Nagata
Hajime Wakai
Toru Minegishi
| |
2005 | Mario Superstar Baseball | Suporte no som |
Taro Bando
|
2006 | The Legend of Zelda: Twilight Princess | Composição |
Toru Minegishi
Asuka Ota
|
New Super Mario Bros. | Composição |
Asuka Ota
Hajime Wakai
| |
2007 | Super Mario Galaxy | Composição |
Mahito Yokota
|
2008 | Super Smash Bros. Brawl | Arranjo | |
2009 | The Legend of Zelda: Spirit Tracks | Composição |
Toru Minegishi
Manaka Tominaga
Asuka Ota
|
New Super Mario Bros. Wii | Assessor de som | ||
2010 | Super Mario Galaxy 2 | Composição |
Mahito Yokota
Ryo Nagamatsu
|
2011 | The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D | Supervisor de música | |
The Legend of Zelda: Skyward Sword | Composição |
Hajime Wakai
Shiho Fujii
Mahito Yokota
Takeshi Hama
| |
2012 | Mario Tennis Open | Supervisor de som | |
New Super Mario Bros. 2 | Assessor de som |
Yoji Inagaki
| |
Paper Mario: Sticker Star | Assessor de som | ||
New Super Mario Bros. U | Assessor de som |
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