domingo, 13 de janeiro de 2013

Eras do Japão


Uma das muitas coisas que talvez intrigue as pessoas acerca do Japão quando lê a respeito de eventos históricos, são as tais eras que aparecem como parâmetro para determinar a época do evento.
Já que esse sistema de eras é usado ainda hoje no país, seria interessante dar uma pequena explanação a respeito de seu funcionamento, para que haja um melhor entendimento de fatos históricos.

A história japonesa é dividida em períodos (Asuka, Nara, Heian, Kamakura, Nanbokuchou, Sengoku, Muromachi, Azuchi-Momoyama, Tokugawa, e o período atual que se iniciou  na era Meiji), e cada período é composto de diversas eras, não havendo um número exato de eras por cada período.   

Antigamente as eras eram ditadas de acordo com a ascensão de um novo Imperador ou a ocorrência de algum fato histórico, no entanto, após 1867, com a chegada da era Meiji, as eras passaram a mudar apenas a cada novo reinado (veja quadro abaixo).
A contagem dos anos das eras é feita de forma crescente a partir de seu ano de implantação. Por exemplo,  a era Heisei (平成時代), que foi iniciada em 1989, está em seu 25° ano. 

Japão moderno 
Ano 1KanjiRomanizaçãoNotas
1868明治Meiji Imperador Meiji, 1868-1912.
1912大正TaishōImperador Taishō, 1912-1926.
1926昭和ShōwaImperador Shōwa, 1926-1989.
1989平成HeiseiAkihito, 1989-presente (atual imperador).

Curiosidade (好奇心)

A era Tokugawa (徳川時代), iniciada em 1603, é também conhecida como era Edo (江戸時代), em função do nome daquela que seria a nova cidade sede do xogunato. 

A Edo (江戸) nos dias de hoje é conhecida como Tokyo (東京).


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seletor dinâmico