Em um país onde a pressão imposta pela própria sociedade para que um individuo se enquadre e corresponda a um parâmetro pré-estabelecido, existem aqueles que não satisfeitos em não terem sido bem sucedidos em alcançar seu espaço acabam que se reclusando por vergonha, insegurança e medo de falharem. Tais indivíduos são conhecidos como hikikomoris.
O termo hikikomori foi usado pela primeira vez em 1998, em um livro chamado "Social Withdrawal: A Neverending Adolescence", do psiquiatra Saito Tamaki, cuja definição dada pelo autor, se resume a indivíduos que se isolam da sociedade em suas casas.
Embora essa condição se apresente com maior frequência em homens, entre 20 e 35 anos, as causas de tal comportamento podem remeter a situações passadas pelo individuo durante a adolescência (bullying, por exemplo), e que no decorrer da vida acabou lhe dando insegurança e fragilidade. Além disso, indivíduos provenientes de famílias com maiores recursos tendem a ter uma chance maior ao que diz respeito ao comportamento hikikomori, devido a pressão exercida pela família que normalmente é mais rígida em relação aos filhos. Em contrapartida, com o advento tecnológico, os dispositivos e aparelhos eletrônicos demandando cada vez menos contato humano, fez com que essas mesmas famílias com maior recurso muitas vezes acabassem que "motivando" o isolamento do filho, que por vezes passa seus dias em seu quarto navegando pela internet ou jogando jogos eletrônicos.
Normalmente, a condição de hikikomori dentro da família é tratada com o maior sigilo possível, desde que se trata de uma situação que traz grande vergonha para a família. Contudo, os pais não atribuem a culpa ao individuo e sim a eles mesmos, que se consideram responsáveis por terem sido incapazes de dar-lhe uma melhor atenção em relação a educação.
A desmotivação e o desinteresse desses hikikomoris pela vida, acabam que resultando em pessoas sem especialização e incapazes, que em alguns casos, quando finalmente "despertam", se veem com uma vida desperdiçada e sem aproveitamento acadêmico, social e profissional.
Curiosidade (好奇心)
O kanji da palavra hikikomori (引き籠り) pode significar confinado ou trancafiado dentro de algum lugar. O segundo kanji da palavra, komori (籠り), pode ser lido como kago (籠), que significa jaula.
A equivalência da expressão bullying, em japonês, é Ijime (虐め).
O Reino Unido possui um termo equivalente em inglês ao hikikomori, o NEET (Not currently engaged in Employment, Education or Training), que basicamente quer dizer que não está empregado, não está estudando e tão pouco se especializando.
Leia mais:
Nenhum comentário :
Postar um comentário